Acido Salicílico
Acido Salicílico

Acido Salicílico
O ácido salicílico é um ácido orgânico derivado da salicina e recebe o nome de salgueiro, planta da qual é extraído desde a antiguidade, além da Filipendula ulmaria ou Spirea ulmaria. Na cosmética, o ácido salicílico é utilizado pelos seus incríveis benefícios para a pele. É usado para o tratamento da acne e das inflamações cutâneas, da pele impura com poros dilatados, de todas aquelas condições relacionadas com a descamação ou a hiperqueratose cutânea.
Benefícios para a pele e uso Cosmético
O ácido salicílico tornou-se um verdadeiro “must have” em cada linha cosmética pela sua incrível eficácia no combate à acne em todas as suas formas. Esta eficácia deve-se principalmente a uma dupla ação que exerce na pele afetada por esta imperfeição. Em primeiro lugar, penetra dentro dos folículos pilosos e elimina as células mortas que causam a obstrução, combatendo pústulas e pontos negros. Ao mesmo tempo, penetrando dentro das lesões acneicas, diminui a inflamação graças às suas propriedades antimicrobianas e calmantes.
Ação anti-idade, esfoliante e clareadora
Uma outra ação que o Ácido Salicílico desempenha é a ação queratolítica comumente chamada de esfoliante. Trata-se a todos os efeitos de uma ação antiage (anti-envelhecimento), porque além de remover a camada superficial das células mortas, é incentivada também uma renovação celular. As células jovens, portanto, são trazidas à superfície, conferindo à pele uma aparência mais saudável e luminosa. Além disso, permite reduzir a visibilidade de pequenas rugas e sinais de idade, gerando assim um efeito alisante.
Esta renovação celular é muito útil no tratamento de inestetismos devido ao fotoenvelhecimento, como as manchas solares. Nesses casos, o ácido salicílico é frequentemente utilizado em combinação com outras substâncias para esfoliar a área da mancha e eliminar as células hiperpigmentadas.